Mês do Coração de Jesus, meditação do trigésimo dia

Santíssimo Sacramento

Terceiro meio de obter a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

AS VISITAS AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

A divina Eucaristia não dá proveito só aos que a recebem. Para colherem-se alguns dos frutos de vida que encerra, basta visitar Jesus Cristo nesse adorável Sacramento, basta desejá-lo, basta pensar nele, e voltar-se em espírito para alguma Igreja onde Ele descansa.

Esta era a prática de grande número de Santos, entre outros de Santo Afonso de Ligório. Muito contentam ao Coração de Jesus estas freqüentes adorações e visitas. Esse dulcíssimo Coração está no Sacramento, qual perene fonte que, correndo dia e noite sem interrupção, anelando derramar-se nos corações para purificá-los e fertilizá-los, convida todos os homens a virem beber nele, e parece chamar do fundo de Seu Santuário, como outrora o fez no meio da multidão dos judeus que acudiam para as suntuosas festividades: “Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba. Si quis sitit, veniat ad me et bibat” (Jo 7, 37).

A solidão de Seus templos nos anuncia que Jesus não é agora mais atendido do que era antes. Também parece que consola-se da insensibilidade de uns, junto ao pequeno número de almas fiéis que à sua voz acodem; porque  é normalmente nessas visitas que Jesus se compraz em prodigalizar-lhes copiosas graças; e de todas as que então concede, a mais comum é, podemos dizer, a graça de Seu amor; porque se entre os homens a amizade se alimenta e cresce com visitas e conversações freqüentes, assim é que também por este meio se amará com maior veemência a Jesus Cristo.

Fala-Lhe, alma fiel, nessas visitas, como o filho ao seu pai, como a esposa ao mais amável dos esposos. Ora expondo-Lhe tuas necessidades espirituais: “Senhor, aquele a quem armais está doente”. Ora agradecendo-Lhe Seus benefícios: “Bendiz, minha alma ao Senhor, e tudo quanto em mim existe bendiga Seu Santo Nome”. Ora louvando Sua bondade: “Como é bom o Deus de Israel”. Ora Sua Misericórdia: “Vossa misericórdia, Senhor, se sobrepõe a todas as vossas obras!” Ora o Seu Amor: “Ó Coração de Jesus, ferido, desfalecido de amor, o que direi dos extremos de Vosso Amor?” Aniquila-te diante dEle: “Falarei a meu Senhor, eu que não sou senão pó e cinza?” Entra, enfim, até o tabernáculo, e nele estabelece morada. Aí lança-te aos pés de Jesus, a exemplo de Madalena, banha-os com tuas lágrimas, beija-lhe as mãos traspassadas de cravos por teu amor, reclina-te sobre Seu Coração, com o discípulo amado, e declara-Lhe que aí queres descansar para sempre nesta e na outra vida, sem buscar mais, em parte alguma, alegria e consolação.

Não podeis desculpar-vos de vossa pouca assiduidade em visitar Nosso Senhor com a falta de tempo. Acha-se tanto para desperdiçar em conversações inúteis! Só a Jesus não se poderá sacrificar cinco minutos? Sim, cinco minutos, ao menos, todos os dias, de colóquio com Ele, em Seu Sacramento, já satisfazem Seu Coração.

Morais talvez debaixo do mesmo teto com Ele, basta-vos dar alguns passos, quanto muito, para visitá-lo, e recusais-Lhe tão diminuto sinal de reconhecimento que Jesus está pronto a recompensar com os mais assinalados favores. Será civilizado e cortês passar diante da casa do amigo ou morar perto dele sem entrar para cumprimentá-lo?

Prática

Tomai a firme resolução de não passar um só dia sem visitar muitas vezes a Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, se habitais em lugar onde Ele repousa.

Oração jaculatória

Ó Jesus! Ó meu Deus, cujos discursos não podem enfadar, dizei uma palavra à minha alma, dizei hoje, dizei sempre, nunca Vos caleis. Tantum dic verbo!

3 vezes

Divino Coração de Jesus, tende piedade de nós!

Coração Imaculado de Maria, rogai por nós!

O livro pode ser baixado no blog alexandria católica.

 

Anúncios

Sobre Débora Maria Cristina

email para contato: aformacaodamocacatolica@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: