Meios de obter a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
PRIMEIRO MEIO – A ORAÇÃO
O primeiro meio de conseguir ardente amor a Jesus Cristo, e terna devoção a Seu Sagrado Coração é a oração.
Motivo há para nos admirar que onipotentes, por assim dizer, não sejam os cristãos, que têm meio seguro e infalível de alcançar o que desejam, principalmente porque ele não consiste senão em apenas pedir. Jesus Cristo Se tem freqüente e solenemente empenhado em atender as nossas súplicas (Croiset). “Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á”. Tudo que almejardes, pedi, e vos será concedido.
A oração é a primeira necessidade que o Espírito Santo sugere às almas que deseja arrancar do abismo da perdição, o primeiro sinal de conversão. Ananias receava ir ter com Saulo a qual Senhor o enviava: que prova lhe deram que já não era perseguidor, senão fiel de coração e vontade? Esta somente: Ora (Atos 9, 1).
A oração é também o primeiro exercício que o inimigo das almas lhes faz abandonar, quando quer atraí-las para suas emboscadas. Por isso diz Santa Teresa: “Orai, orai”.
Oremos, pois, oremos cheios de confiança e humildade, principalmente com perseverança; não nos cansemos nem desanimemos tampouco. O momento em que cessaremos de importunar a Divina Misericórdia será talvez aquele em que esta vá deixar-se aplacar. Diz São Lourenço Justiniano: “A oração abranda a ira de Deus, que perdoa ao pecador que ora com humildade”. Alcança o que pede, triunfa todos os esforços dos inimigos de nossa salvação; purifica, muda os pecadores e fá-los Santos. Diz Salomão: “Apenas recorri a Deus, deu-me a sabedoria”. Diz Davi: “Apenas abri a boca para orar, recebi o socorro de Deus”.
A Santa Brígida, disse Nosso Senhor que de muito excede sempre as nossas petições e votos, e que a cada instante atender-nos-ia se pedíssemos convenientemente dispostos.
“De todas as orações, nenhuma pode ser mais agradável a Jesus Cristo do que aquela em que lhe solicitamos o amor de Seu Sagrado Coração. roguemos, supliquemos; é impossível pedi-lo com instância sem obtê-lo. Fácil é o meio, e eficaz; e neste caso não há duvidar, pedir é obter.
Servi-vos deste mesmo Coração para apoiar vossa súplica, e não temais que não seja favoravelmente recebida”. (Croiset)
Pouco tempo antes de sua morte, Santa Matilde assegurou que, tendo certo dia pedido a Nosso Senhor uma grande graça que lhe haviam solicitado, respondeu-lhe Jesus: “Filha, dizei à pessoa por quem Me rogais, que em Meu Coração procure tudo quanto desejar, que infalivelmente achará, que tenha grande devoção a este Sagrado Coração; tudo Me peça por meio dele, qual inocente criancinha que não tem outro plano senão o que lhe sugira o amor para do pai conseguir tudo o que quer”.
Prática
Nada podeis fazer mais agradável ao Coração de Jesus do que frequentemente unir-vos a Ele pela Comunhão espiritual, que consiste, segundo São Tomás, em “ardente desejo de receber Jesus Cristo, e em sentimento afetuoso como se realmente o tivéssemos recebido”.
Oração jaculatória
Que minha língua se me apegue ao paladar, paralise-se minha mão direita, se eu te esquecer, ó Coração de Jesus! Si oblitus furero tui, oblivioni detur dextera meã; adhoereat língua mea faucibus méis, si non meminero tui (Sl 136, 5).
3 vezes
Divino Coração de Jesus, tende piedade de nós!
Coração Imaculado de Maria, rogai por nós!
O livro pode ser baixado no blog alexandria católica.