Ser humilde…

Salve Maria!

Formação da donzela- padre José Baeteman
“Exemplo de um Deus que se humilha. – Ó alma orgulhosa, deixa, de uma vez, de lado todas as frioleiras da tua vaidade e da tua pretensa grandeza! Ou, antes, não! Faze-te bela, grande, soberba, orna-te, enfeita-te de todas as qualidades morais e físicas, faze-te tão orgulhosa e vaidosa quanto o és em certas horas, e olha!
Olha essa criancinha que chora em cima de um molho de palha, numa manjedoura de animais, no meio de um estábulo. Essa criança é Deus, o único Deus verdadeiro! Olha e lembra-te!
Vê esse jovem que trabalha na modesta oficina de um carpinteiro de aldeia, que cepilha pranchas, que conserta charruas e outros instrumentos de lavoura. Esse jovem é Deus! Olha e lembra-te!
Considera esse homem rodeado de alguns discípulos, perto de uma mesa; ele cingiu os rins e, de joelhos ante um deles, lava-lhe os pés. Este, um horrível traidor, é Judas, e aquele que lava os pés é Jesus. Olha e lembra-te!
Contempla esse condenado de quem mofam, a quem insultam, a quem flagelam. Escarram-lhe no rosto, enfiam-lhe espinhos na cabeça, conduzem-no de tribunal a tribunal, condenam-no à morte; cravam-no, enfim, numa cruz, como um escravo, como um salteador, como um ladrão! Esse que assim morre é Deus! É o autor da vida e a própria inocência! Olha e lembra-te!
Vem ainda a esta igrejinha, avança até o altar, fita o tabernáculo, olha para esse cibório e vê essa hostiazinha. Jesus está lá. Abaixa-se, oculta-se, vela-se, aniquila-se sob as aparências de uma partícula de pão!… Olha e lembra-te!
Sim, essa criança, esse jovem, esse homem, esse crucificado, esse prisioneiro da hóstia, é Jesus, é teu Deus! Deus se humilha, e tu te exaltas. Ele faz tudo o que pode para não parecer o que é; e tu fazes tudo o que podes para pareceres o que não és!”
Página 86- parte II Virtudes da donzela, capítulo I Virtudes que tornam a alma bela
Em Jesus e Maria,
Débora Cristina

Sobre Débora Maria Cristina

email para contato: aformacaodamocacatolica@gmail.com

Uma resposta »

  1. Belíssimo!Deveria ser um balde de água fria nas cabecinhas vaidosas ( inclusive minha) =)Salve Maria!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: